A bancada do Republicanos na Câmara Municipal de Osasco definiu, nesta segunda-feira (25), apoio à candidatura de Carmônio Bastos à presidência do Legislativo. O parlamentar já confirmou seu nome e irá disputar a reeleição no cargo.
Atualmente, o Republicanos tem duas cadeiras na Casa, a de Ralfi Silva e Joel Nunes. Este último não quis concorrer na eleição de 6 de outubro. Mesmo assim, a sigla segue com dois vereadores, Ralfi foi reeleito e Sérgio Fontellas assume pela primeira vez a partir de janeiro.
Participaram da reunião do Republicanos o presidente estadual do partido Roberto Carneiro; Marcelo Silva (presidente republicanos Osasco), os dois vereadores eleitos Ralfi e Sérgio Fontellas e os suplentes Andrezinho, Helder e Toniolo.
Apoio do PSD
O Republicanos se une ao União Brasil e PSD que tendem a votar pela permanência de Carmônio no biênio 2025/2026. Juntos eles somam 7 votos dos 21 vereadores.
Em entrevista ao Diário da Região, o presidente do PSD de Osasco, Lau Alencar, defendeu a reeleição de Carmônio Bastos. O PSD elegeu dois vereadores nas eleições deste: Josias da Juco, que foi reeleito e assume, a partir de janeiro, seu quarto mandato; e Elania Silva, a mais bem votada dentre os 21 eleitos para o Legislativo osasquense. Essa foi a segunda vez que ela disputou uma eleição para o legislativo osasquense. A primeira foi em 2012 quando estava filiada ao PSC.
Em entrevista ao Diário da Região, Lau Alencar disse que orientar os parlamentares do PSD a votarem em Carmônio é um compromisso assumido entre o partido e o candidato. “Isso eu posso falar abertamente porque em encontros e em reuniões de campanha o próprio Gerson Pessoa (prefeito eleito) comentou sobre a importância de se reeleger Carmônio”, explicou o presidente municipal do PSD. “E eu deixei claro que iremos manter essa tradição em relação à presidência da Câmara. Carmônio se elegeu com o nosso apoio e terá o PSD ao seu lado na disputa pela reeleição. Ele vai poder contar sim com o PSD nessa empreitada”, completou Lau Alencar.
Apoio do União Brasil
Pedro Sotero, presidente municipal do União Brasil, também disse em entrevista ao Diário da Região que a tendência dos vereadores do seu partido é de votar pela reeleição de Carmônio para presidência da Câmara.
Segundo ele, a sigla está na base do novo prefeito eleito Gerson Pessoa (Podemos) e faz parte do grupo político que o elegeu. Isso significa que a probabilidade dos três parlamentares eleitos pelo União Brasil votarem em Carmônio é grande.
Nas eleições de 6 de outubro, o União fez três cadeiras. A sigla garantiu a reeleição de Délbio Teruel e emplacou as candidaturas do Cantor Goleiro e Pedrinho Cantagessi. Com isso, assumiu três das 21 vagas da Câmara de Osasco, sendo o 2° partido com maior número de votos na cidade, perdendo apenas para o Podemos, do atual prefeito Rogério Lins que teve a “força de máquina” a seu favor.
Além do fato de integrar a base de apoio do futuro prefeito Gerson Pessoa, o presidente do União Brasil também explicou que a relação da legenda com Carmônio Bastos é muito boa. Outro fator que levará a sigla a apoiar a reeleição.