O deputado federal Ribamar Silva, membro titular da Comissão da Saúde da Câmara dos Deputados, participou na última quarta-feira (5) de café da manhã com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília.
O encontro reuniu parlamentares para discutir melhorias no SUS, redução das filas e ampliação do acesso da população a consultas, exames, tratamentos e medicamentos.
Com forte atuação voltada para Osasco e região, Ribamar apresentou ao ministro demandas consideradas urgentes para a população paulista, principalmente relacionadas à demora na entrega de medicamentos, atendimento especializado e acesso mais rápido a tratamentos para pessoas neurodivergentes e pacientes com câncer.
Pela primeira vez na história, o Censo do IBGE apontou que o Brasil possui cerca de 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o equivalente a 1,2% da população brasileira.
A Região Sudeste concentra aproximadamente 43% desses diagnósticos, aumentando a pressão sobre o sistema público de saúde.
Segundo dados do IBGE, entre crianças de 5 a 9 anos, o índice de diagnóstico de autismo chega a 2,6% da população, demonstrando o crescimento da demanda por atendimento especializado em todo o país.
Com base nesses índices, estima-se que milhares de famílias em Osasco e na Grande São Paulo convivam diariamente com a necessidade de medicamentos contínuos, terapias e acompanhamento especializado pelo SUS.
Ribamar também destacou a importância de fortalecer programas como o Mais Especialistas para reduzir os gargalos históricos das filas do SUS.
O ministro Alexandre Padilha ouviu as demandas apresentadas pelos parlamentares e debateu medidas para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde pública.