O vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), inaugurou o novo terminal de ônibus da Vila Yara, nesta quarta-feira, 24, às 15 horas, em Osasco.Antes do evento, Rodrigo Garcia concedeu entrevista coletiva à imprensa na sede do jornal Diário da Região.
Orçado em cerca de R$ 30 milhões, o novo terminal de ônibus da Vila Yara vai dobrar sua capacidade após a reforma. Atualmente, 17 linhas metropolitanas operam no local e atendem aproximadamente 5 mil usuários por dia, considerado um número abaixo do normal devido à pandemia do novo coronavírus.
A pandemia também foi responsável pela mudança no cronograma de obras. Inicialmente, a entrega estava prevista para fevereiro do ano passado. Foi adiada para maio, depois para dezembro. Após a reforma, sua capacidade deverá subir para 80 mil pessoas por dia e 39 ônibus distribuídos em 5 plataformas cobertas. A EMTU explicou que o centro comercial com lanchonete, lojas, quiosques e bicicletário permanecem no pavimento superior.
Em novembro do ano passado, os passageiros que utilizam o terminal da Vila Yara ganharam mais cinco linhas metropolitanas, operadas pelo Consórcio Anhanguera. Os serviços 085, 202, 230, 463 e 833 que atendem a região de Osasco e Barueri passaram a contar com mais cinco ônibus, oferecendo 34 novas partidas nos dias úteis. Cerca de 7,5 mil passageiros serão beneficiados diariamente.
As reprogramações foram definidas a partir dos acompanhamentos diários realizados pelos fiscais da EMTU/SP, por linha e por faixa horária. A linha 085 liga Santana de Parnaíba a Lapa, em São Paulo. O serviço 202 vai de Osasco a Pirituba, em São Paulo. A linha 230 faz o trajeto entre Barueri e Osasco; a 463 liga Itapevi a Santana de Parnaíba; e a 833 parte de Itapevi em direção a Santana de Parnaíba.