Os quatro novos secretários municipais de Osasco, empossados nesta quarta-feira (10), têm amplo conhecimento da área em que irão atuar. Não foram indicações políticas e sim técnicas com base na experiência profissional de cada um.
A informação foi dada pelo próprio prefeito Rogério Lins em entrevista ao Diário da Região logo após a solenidade de posse.
Os secretários que foram exonerados na sexta-feira (5) deixaram seus cargos para concorrerem às eleições municipais.
Ingrid Leal assume a Secretaria Executiva do Bem-Estar Animal, substituindo Alexandre Capriotti. Graduada em medicina veterinária pela Unesp e com pós-graduação em nutrição e nutrologia, Ingrid também possui cursos em clínica médica de cães e gatos e políticas de saúde com enfoque em veterinária. Há oito anos, dedica-se ao voluntariado na causa animal.
Aldo Valentim assume a Secretaria da Cultura de Osasco, substituindo Paulinho Samba de Rua. Nascido e criado no bairro Helena Maria, Aldo é mestre em gestão e políticas públicas pela FGV e em artes pela Unicamp. Já foi pesquisador na University of Haifa, em Israel, e conselheiro de administração da TV Cultura. Em sua trajetória, atuou em cargos de alta gestão e liderança, como secretário nacional da Economia Criativa no governo federal, implementando a Lei Aldir Blanc; secretário municipal adjunto em São Paulo e no Governo de São Paulo; e consultor em economia criativa da Organização Internacional dos Estados Ibero-Americano.
Érica Fernanda Ursulino Lemos assume a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, Pasta anteriormente gerida por Salomão Júnior. Mestra em psicologia educacional, com diversas pós-graduações em áreas como neurociências e educação especial, Érica é especialista em autismo e militante na causa PcD. Como mãe atípica, dedicou-se à elaboração e colaboração em projetos e decretos para a comunidade PcD em Osasco. Desde 2021, atuava na gerência do AEE (Atendimento Educacional Especializado) na rede municipal de ensino.
Thiago Borges Batista assume a Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer no lugar de Rodolfo Rodrigues Cara. Empresário osasquense apaixonado por esportes, principalmente o futebol, Thiago já jogou em times da cidade e disputou o Campeonato Paulista. Formado em Direito pela Unip e com mestrado em Logística pela FGV, ele é casado com Ariane Nedeff Borges e pai de Maria Clara, Natália e Olívia.