O município de Santana de Parnaíba alcançou um marco histórico no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, realizado nos dias 3 e 10 de novembro. Com 90% dos alunos do Ensino Médio da rede pública inscritos, a cidade registrou o maior índice de inscrições no Estado de São Paulo.
À imprensa, a Prefeitura enfatizou que essa marca reflete os investimentos contínuos em educação na cidade, que possui um sistema de ensino completamente municipalizado.
“Em Santana de Parnaíba, o elevado número de inscrições é atribuído a programas educacionais implementados pela prefeitura nos últimos 11 anos, como o cursinho preparatório gratuito e o programa “Nossos Filhos Vão Para a Faculdade”, que promovem o acesso ao Ensino Superior”, completou a administração municipal.
O cursinho preparatório oferece aulas específicas para alunos do 3º ano do Ensino Médio, com materiais didáticos de qualidade e professores capacitados. Outras ações, como a Feira das Profissões, promovem a interação entre estudantes e instituições de Ensino Superior. Em sua última edição, o evento reuniu 10 universidades e beneficiou mais de 800 estudantes com atividades práticas, testes vocacionais e informações sobre bolsas de estudo.
A cidade também investe na ampliação da oferta de Ensino Superior. Em menos de uma década, passou de uma para 12 instituições de ensino, incluindo a Faculdade de Santana de Parnaíba (Fasp), a Fatec e polos de educação a distância de universidades como Uninove, Cruzeiro do Sul e Univesp.
“Iniciativas como essas contribuíram para o avanço da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e para o reconhecimento como melhor cidade em educação do Estado de São Paulo em 2022 entre municípios com mais de 100 mil habitantes”, pontuou a Prefeitura.
Além da preparação para o Enem, a rede municipal oferece projetos como aulas de robótica, cursos de idiomas e programas voltados ao desenvolvimento socioemocional e digital. Recentemente, foi lançado o projeto Conectando Futuros na Nuvem, voltado à capacitação tecnológica dos jovens. A prefeitura também fornece, anualmente, kits de material escolar, uniformes e alimentação de qualidade para mais de 32 mil alunos, com refeições elaboradas por nutricionistas.
O Enem 2024 contou com 4,3 milhões de inscritos em todo o país, sendo 1,6 milhão de concluintes do Ensino Médio. A prova foi aplicada em 1.753 municípios.