Santana de Parnaíba é a segunda cidade com menos homicídios em todo o Brasil entre as cidades de 100.000 a 149.999 mil habitantes (grupo 2), é o que apontam os dados do Ranking de Competitividade dos Municípios, do Centro de Liderança Pública – CLP. De acordo com as informações da dimensão “sociedade”, no pilar “segurança”, a cidade aparece em destaque no cenário nacional e no indicador “mortes violentas intencionais”, que avalia a incidência de delitos como homicídio doloso, lesão corporal seguida por morte e latrocínio (roubo seguido por morte), o município é o segundo com o melhores índices entre as cidades do grupo 2 com pontuação de 96,79, ficando atrás apenas de Botucatu 97,59. Se avaliado no panorama geral, sem as classificações por números de habitantes, Parnaíba é 9ª colocada na esfera nacional e 8ª no contexto estadual, nesse mesmo indicador.
Outro indicador positivo é “mortalidade de jovens por razão de segurança”, onde a pontuação é de 97,33, garantindo ao município a 7ª colocação nacional. O indicador avalia os óbitos de pessoas de 15 a 29 anos por causas ligadas à questão da segurança, levando em conta a população estimada de jovens por 100 mil habitantes. Ainda cabe destaque ao critério “mortalidade nos transportes”, que mede o número de acidentes fatais envolvendo veículos e levando em conta o número populacional, onde Santana ocupa 28º lugar, com 94,12.
Para chegar aos resultados foram utilizadas a apuração de informações de fontes como o Datasus e Inep, sendo adotado o critério min-max de normalização, onde as pontuações mais próximas de 100 são consideradas melhores qualitativamente e as mais próximas de 0 piores. No levantamento do Connected Smart Cities 2020 Santana de Parnaíba foi considerada a cidade mais segura do Estado com uma nota de 3,506, à frente de municípios como Ubatuba e Itú.