O Centro Administrativo Bandeirantes, em Santana de Parnaíba, recebe no próximo dia 30 o TS Data Centers, AI & Cloud Summit 2026. O evento é promovido pelo Tele.Síntese em parceria com a Prefeitura.
O encontro deve reunir operadoras, empresas de data centers, provedores de cloud, representantes do setor de energia, investidores e integrantes do poder público. A proposta é discutir a expansão da infraestrutura digital no país diante do crescimento do uso de dados e da inteligência artificial.
A programação foi dividida em quatro temas: energia e capacidade para grandes operações; integração entre serviços de cloud e operadoras; estrutura para inteligência artificial; e investimentos no setor, incluindo custos e regras.
A abertura está prevista para 9h, com um painel sobre o cenário de data centers, cloud e inteligência artificial no Brasil. Às 10h50, o debate aborda investimentos, com temas como custos, incentivos fiscais e riscos jurídicos.
À tarde, às 13h30, a discussão será sobre infraestrutura e distribuição regional de data centers. Às 15h20, o foco passa para o fornecimento de energia e o uso de fontes renováveis.
O último painel, às 16h20, trata de conectividade, operação de data centers e novos modelos de funcionamento. O evento é voltado a representantes de empresas de tecnologia, energia, investidores e órgãos reguladores.