Entre janeiro e novembro deste ano, a Prefeitura de Santana de Parnaíba registrou 22 casos de meningite e 76 de dengue na cidade. No ano passado, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram 24 casos de meningite e 131 de dengue.
A Prefeitura ressaltou que a vacina contra a doença faz parte do Calendário Nacional de Imunização de Rotina e que está disponível nas unidades de saúde do município.
No ano passado, foram aplicadas 6.138 doses da Haemoplhilus Influenzae tipo B (na composição da vacina pentavalente); 6.247 doses da meningocócica C; 3.570 da meningocócica ACWY; e 6.621 da pneumocócica 10 valente.
Já neste ano, até novembro, foram aplicadas 5.198 doses da Haemoplhilus Influenzae tipo B; 6.266 da meningocócica C; 2.450 da meningocócica ACWY; e 5.495 da pneumocócica 10 valente. Somados os dois anos, foram aplicadas mais de 40 mil vacinas contra a doença.
O que é a meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Conforme o Ministério da Saúde, as meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados durante o ano todo, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais.
A meningite é facilmente transmitida entre as pessoas. O contato é uma das formas de transmissão, como o beijo e o compartilhamento de itens pessoais. A tosse e o espirro também são formas de contágio.