Durante encontro no Lide (Grupo de Líderes Empresariais de São Paulo), o governador
Tarcísio de Freitas revelou, nesta quarta (14), qual será a segunda linha do Trem InterCidades a ser implantada no estado.
A primeira vai ligar São Paulo a Campinas. Já a próxima será da Capital até Sorocaba e, na sequencia, São Paulo a São José dos Campos. O trecho mais difícil, por causa da serra, entre São Paulo e a Baixada Santista, ficará para uma quarta etapa e, talvez, nem seja concretizada nesta gestão.
Tarcísio ainda afirmou que até o fim do mês de março, ou começo de abril, deve lançar o edital do trem entre São Paulo e Campinas, que contempla a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM. As demais linhas ainda não tem prazo para sair do papel.
O TIC (Trem InterCidades) oaté Sorocaba poderia usar a via férrea atual. “O de Sorocaba, por exemplo, usa a faixa de domínio da Malha Sul. Inclusive o trecho até Mairinque, por exemplo, já é da CPTM, poderíamos fazer a extensão até Mairinque de uma maneira mais rápida”, explicou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Em gestões anteriores, uma parada do TIC em Osasco foi descartada pelo governo. Na administração de Tarcísio, o assunto ainda não veio à tona. Osasco tem a segunda maior economia do estado e muitas pessoas trabalham na cidade e moram em Sorocaba.