“A arte é uma forma amigável de lutar contra todo tipo de problema”.
É assim que Shamsia Hassani define sua forma de expressar suas dores para o mundo através da arte. A artista afegã tem ganhado notoriedade no mundo com seus grafites.
As pinturas da grafiteira afegã nos fazem refletir sobre o atual momento no Afeganistão. O país está passando por uma brusca troca de poderes, que tem resultado em caos e calamidade. Em 2013, o Afeganistão foi ranqueado como o país mais perigoso no mundo para uma mulher. Por isso, Hassani diz que tem como missão levar esperança e inspiração para as pessoas através da sua arte.
“Quis dividir minha arte com as pessoas nas ruas, porque sei que muitas pessoas não podem ir para museus e galerias. Escolhi fazer grafite, porque quero dividir minhas ideias com as pessoas, quero trazer a mulher para a sociedade. As pessoas têm uma ideia muito ruim do Afeganistão e quero mudar essa concepção disso com a minha arte”, explicou Hassani em entrevista ao “The Creators Project”.
Mas quem é Shamsia Hassani?
Shamsia Hassani é a primeira mulher grafiteira do Afeganistão. A jovem de 33 anos retrata por meio de suas obras de arte mulheres afegãs em uma sociedade machista.
Filha de refugiados afegãos, Hassani começou a fazer grafite e arte de rua em 2010, após graduar-se na Universidade de Cabul em pintura e artes plásticas.
Sua arte dá às mulheres afegãs um rosto diferente, um rosto com poder, ambições e vontade de atingir objetivos. A personagem feminina usada em suas obras retrata um ser humano que é orgulhoso, barulhento e pode trazer mudanças positivas para a vida das pessoas.
Durante a última década do pós-guerra no Afeganistão, as obras de Shamsia trouxeram uma enorme onda de cor e afeto a todas as mulheres do país.
As obras da afegã inspiram milhares de mulheres em todo o mundo e dão uma luz no fim do túnel no atual momento em que elas vivem no Afeganistão.
No Dia dos Artistas, a apresentadora Eliana compartilhou em suas redes sociais as obras da artista e exaltou a importância que Shamsia Hassani tem para tantas mulheres ao redor do mundo.
“Neste Dia dos Artistas, te convido a conhecer as obras de Shamsia Hassani, primeira grafiteira no Afeganistão. Na semana passada, suas obras retratando o desespero das mulheres frente à repressão violenta imposta pelo Taleban ganharam o mundo. Através da arte, ela lança um olhar delicado sobre a luta diária contra o machismo e autoritarismo que mais do que nunca é preciso combater. Vale a reflexão”, refletiu a apresentadora. (gshow.globo.com)