Em seu discurso da vitória, neste domingo (27), Beto Piteri (Republicanos) disse que só existe uma forma de agradecer cada voto recebido: “Com muito trabalhando e honrando a confiança de vocês”.
Beto Piteri (Republicanos) foi eleito prefeito de Barueri com 56% dos votos válidos. Gil Arantes (União Brasil) recebeu 43%. Essa foi a primeira vez que Barueri decidiu a eleição para prefeito no 2° turno.
No 1° turno, por muito pouco Beto Piteri não se elegeu prefeito de Barueri. Uma diferença de apenas 1,6% dos votos válidos o separou da vitória. Na ocasião, Beto conquistou 48,39% dos votos válidos (97.708 votos) seguido de Gil Arantes com 39,83% (80.426 votos).
Nestas eleições, o candidato apadrinhado pelo prefeito Rubens Furlan (PSB) pode ser considerado a grande surpresa. Contrariando a maioria dos institutos de pesquisa que davam vitória a Gil Arantes com boa margem de vantagem, Beto Piteri ficou à frente na preferência do eleitorado.
Beto trabalha com Rubens Furlan há três mandatos. São doze anos de amizade e companheirismo. Furlan vestiu a camisa e, mesmo em luto familiar, comprou a briga na disputa para eleger seu sucessor.
O filho dele, Rubinho Furlan, faleceu em 11 de agosto, em plena campanha, em decorrência de um câncer de intestino, e o prefeito encontrou nas ruas uma forma de superar o luto. Em momento algum, Rubens Furlan se valeu da comoção pela perda de seu filho para tentar eleger Beto.
Gil Arantes governou Barueri por três gestões, duas delas de forma consecutiva, por meio de reeleição. O recorde pertence a Furlan que está em seu sexto mandato de prefeito.