O governador Tarcísio de Freitas entregou na segunda-feira (4) três últimos dispositivos das obras de duplicação da rodovia Raposo Tavares, no trecho entre Vargem Grande e Alumínio.
Para ampliar a capacidade de tráfego e reforçar a segurança em um dos principais corredores de ligação entre a capital paulista e o interior do estado, foram inaugurados três dispositivos nas cidades de São Roque, Mairinque e Alumínio. O valor investido foi de R$ 400 milhões.
Foram realizados 36 quilômetros de duplicação da rodovia, do Km 46 ao 63 e do Km 67 ao 87, e construídos 12 dispositivos de acesso e retorno, além de novas passarelas, melhorias em drenagem, nova sinalização e reforço dos dispositivos de segurança viária.
Para divulgar a entrega das obras, Tarcísio publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que a rodovia — apelidada por muitos motoristas de Raposo “Travares”, justamente pelos congestionamentos frequentes — não vai mais carregar esse nome.
“A gente ainda vai duplicar os 147 quilômetros que faltam para tornar a Raposo totalmente duplicada. Aí, aquele velho apelido de Raposo ‘Travares’ vai ficar finalmente no passado”.
A fala, no entanto, esbarra na realidade de quem passa pelo trecho entre a capital paulista e Cotia. Por ali, o trânsito pesado virou rotina em praticamente qualquer hora do dia. Seja por veículo quebrado, acidentes ou simplesmente pelo grande volume de carros ao mesmo tempo, a lentidão segue como parte do trajeto.
No março do ano passado, o governador assinou o contrato de concessão da Nova Raposo (SP-270) com a concessionária Ecovias Raposo Castello, que prevê a duplicação de vias, construção de faixas adicionais, vias marginais e novos pontos de ônibus.