9 de junho de 2026 18:10

Ladrão que furtou loja Tunoda apanha de funcionários durante fuga em Barueri
Internautas “trollam” Nyeme por usar uniforme com as cores do arco-íris na gola
PM prende motoqueiro com quase 5 quilos de maconha na mochila
Guto José se define como “carapicuibano raiz” e lança pré-candidatura a deputado estadual
Briga entre marido e amante da esposa quase termina em morte em Pirapora
Criança sobrevive e passa bem após cair do 5º andar de prédio na CDHU de Itapevi

9 de junho de 2026 18:10

Ladrão que furtou loja Tunoda apanha de funcionários durante fuga em Barueri
Internautas “trollam” Nyeme por usar uniforme com as cores do arco-íris na gola
PM prende motoqueiro com quase 5 quilos de maconha na mochila
Guto José se define como “carapicuibano raiz” e lança pré-candidatura a deputado estadual
Briga entre marido e amante da esposa quase termina em morte em Pirapora
Criança sobrevive e passa bem após cair do 5º andar de prédio na CDHU de Itapevi

Tarcísio extingue EMTU e Artesp assumirá controle dos transportes metropolitanos

Divulgação

Da redação     -
25 de fevereiro de 2025

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai fechar a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).

Decreto com regras para extinção da empresa foi publicado nesta segunda (24) no Diário Oficial. O fim da estatal já havia sido autorizado por lei aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) em 2020, ainda na gestão João Doria, mas apenas agora as diretrizes para o fechamento foram divulgadas.

Serviços da EMTU serão assumidos pela Artesp (Agência de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). Criada em 1977, a empresa em extinção é responsável pela fiscalização e regulamentação do transporte de baixa e média capacidade em cinco regiões metropolitanas do Estado.

Decreto dá sete dias para apresentação de plano de extinção. O plano deverá trazer medidas como destinação do acervo técnico e o que será feito com os contratos assumidos pela empresa.

Governo afirma que fim da EMTU não vai afetar serviços prestados à população e nem relação com concessionárias.

“A transição da equipe técnica da EMTU já foi iniciada com a Artesp e, ao término, trará melhorias para os usuários, como a gestão unificada do transporte intermunicipal, modernização da frota, maior integração tarifária e operacional, e monitoramento aprimorado por meio do Centro de Gestão e Supervisão (CGS)”, diz trecho de nota sobre o assunto publicada na Agência de Notícias do governo. (com uol.com)