O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estuda passar para a iniciativa privada a zeladoria de 500 escolas estaduais, o que corresponde a quase 10% da rede de ensino paulista. A proposta é conceder serviços como manutenção, transporte e alimentação por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Segundo Tarcísio, isso não irá interferir na parte pedagógica.
O projeto envolvendo as escolas estaduais é semelhante ao adotado no Paraná quando o secretário da Educação era Renato Feder, hoje titular da mesma pasta no governo paulista. Tarcísio anunciou um investimento inicial de R$ 5 bilhões para executar a “PPP da Educação” nas 500 escolas. A longo prazo, o governador prevê ampliar as parcerias para toda a rede estadual de ensino.
“Nós vamos ter uma empresa responsável pela gestão da infraestrutura, para que depois isso seja escalado. Nossa ideia é que, no futuro, a gente possa ter todas as escolas geridas, do ponto de vista de infraestrutura, pela iniciativa privada”, acrescentou o governador no Palácio dos Bandeirantes.