O prefeito eleito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, comemorou a eleição do republicano Donald Trump para presidência dos Estados Unidos sobre a democrata Kamala Harris.
Segundo Elvis Cezar o resultado mostra a importância de se manter os princípios. O prefeito não entrou em detalhes, mas deu a entender que foi uma vitória dos valores conservadores.
Na região, a maioria dos prefeitos aliados à direita não se manifestou. Em Osasco, Rogério Lins e seu candidato eleito Gerson Pessoa mantiveram silêncio. Ambos são do Podemos e têm ligação próxima ao governador Tarcísio de Freitas (Republicano), cria de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente e fã de Trump.
Em Osasco, quem foi às redes sociais foi o deputado estadual e ex-prefeito Emidio de Souza (PT), segundo ele “a eleição de Trump é uma derrota de todos aqueles que lutam pela paz, democracia, por direitos para os trabalhadores, mulheres, negros, imigrantes e pelo meio ambiente. E nos serve de alerta. O ódio vai prosperar se não combatermos o fascismo e o golpismo sistematicamente”.
O silêncio sobre o assunto também aconteceu com Igor Soares, prefeito de Itapevi. Ele não se manifestou. Nas eleições presidenciais de 2022, Igor chegou a declarar apoio a Jair Bolsonaro, candidato à reeleição que foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nas demais cidades, do entorno de Osasco, com governos de “centro”, “centro-direita” e “direita”, não houve postagens dos prefeitos.