O trajeto do TIC Sorocaba (Trem Intercidades) deve ganhar mais uma estação, a de Mairinque. Caso seja confirmada, a nova parada será a sétima do percurso que inclui as estações Sorocaba, Brigadeiro Tobias, São Roque, Itapevi (Amador Bueno), Carapicuíba e Água Branca (na capital paulista).
Conforme anunciado pela Secretaria de Parcerias e Investimentos, o projeto do Trem Intercidades Eixo Oeste prevê dois tipos de serviços: o Expresso, sem paradas; e o Parador, com seis paradas, ou sete se Mairinque for inclusa. A velocidade máxima do trem será de 140 km/h.
O serviço Expresso fará a ligação direta entre São Paulo e Sorocaba, isto é, sem paradas fora das duas cidades. A expectativa é de que este trajeto seja feito em 60 minutos.
Já o serviço Parador terá pontos de embarque e desembarque nas estações Sorocaba, Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno (em Itapevi), Carapicuíba e Água Branca (na capital paulista). A expectativa é de que este trajeto seja aproximadamente 5 minutos mais longo do que o expresso.
As negociações entre governo do estado, prefeitura e Câmara Municipal de Mairinque estão avançadas para que o trajeto ganhe sua sétima estação.
Recentemente, Rafael da Hípica (PL), presidente da Câmara Municipal de Mairinque, se reuniu com Rafael Benini, secretário de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo.
“Temos uma notícia positiva para população de Mairinque que anseia por uma estação em nossa cidade. Rafael [Benini] nos informou que há a possibilidade de implantar uma estação no bairro Marmeleiro, ou seja, vai contemplar Mairinque e também São Roque”, disse Rafael da Hípica em vídeo gravado ao lado do secretário e publicado em suas redes sociais.
“Estamos estudando e conversando sobre a demanda, sobre a possibilidade de, no futuro, ter uma estação em Mairinque”, respondeu Benini ao vereador sobre a demanda.