25 de dezembro de 2024 16:41

Tarcísio inaugura Hospital Regional em Barueri
PM prende três bandidos que fizeram reféns em banco em Vargem Grande
A verdadeira história do Papai Noel
Você conhece a origem, significado e símbolos do Natal?
Vai pegar estrada? Confira os horários de maior fluxo de veículos e fuja deles
Confira o que abre e fecha em Osasco no feriadão de Natal

25 de dezembro de 2024 16:41

Tarcísio inaugura Hospital Regional em Barueri
PM prende três bandidos que fizeram reféns em banco em Vargem Grande
A verdadeira história do Papai Noel
Você conhece a origem, significado e símbolos do Natal?
Vai pegar estrada? Confira os horários de maior fluxo de veículos e fuja deles
Confira o que abre e fecha em Osasco no feriadão de Natal

Três deputados pressionam secretários de Tarcísio sobre ViaMobilidade

foto: Mari Magdesian/arquivo Diário da Região

Da redação     -
23 de maio de 2023

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) já tem protocolados ao menos quatro Requerimentos solicitando informações e explicações do governo Tarcísio de Freitas sobre as falhas que os trens das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda têm apresentado sob a administração da concessionária ViaMobilidade.

Os pedidos foram protocolados por Gerson Pessoa, Paulo Fiorilo e Guilherme Cortez, este último apresentou dois requerimentos.

Os questionamentos são dirigidos aos secretários Marco Assave (Transportes) e Rafael Benini (Parcerias em Investimentos).

Entre os pontos abordados estão como o Governo de São Paulo está fiscalizando o cumprimento do contrato pela concessionária, manutenção de trens e trilhos, planos de melhorias e como é feita a qualificação dos funcionários.

O Ministério Público também está ‘na cola’ da ViaMobilidade. O MP tem analisado as novas propostas enviadas pela concessionária para melhorar a operação das duas linhas, marcadas por acidentes e constantes falhas.

O novo plano de ação foi apresentado no dia 17 de abril deste ano. A proposta é investir R$ 87 milhões a mais do que o previsto no contrato, mas muitas das promessas eram exigências da licitação.

Entre as ações está intensificar as correções em trilhos, dormentes e equipamentos como AMVs (Aparelhos de Mudança de Via), que fazem os trens mudarem de trilhos, cujas falhas foram responsáveis por uma parte dos descarrilamentos ocorridos nas duas Linhas.

O MP ainda dará sua decisão final. Os promotores chegaram a cogitar a possibilidade de pedir judicialmente o rompimento do contrato de 30 anos com a empresa. (fonte: Diário do Transporte)