No último dia 21 a Prefeitura de Osasco entregou as obras de reconstrução, adequação e ampliação da Unidade Básica de Saúde José Sabino Ferreira, conhecida com UBS do Baronesa (rua Luís Gati, 344).
Com essa ampliação, a unidade passa realizar 3,5 mil atendimentos por mês. Antes da reforma, esse número era de 600 atendimentos. Dados foram informados ao Diário da Região pela Prefeitura.
A UBS do Baronesa conta com dois andares, elevador, piso tátil, alarme nos banheiros PCD, aparelhos de ar-condicionado em todos os ambientes, ampliação das salas de vacina, espera e sala de vacina e pediatria, de coleta de exames de sangue, de curativo, de procedimentos, de medicação e inalação, 10 consultórios (sendo 7 novos), duas salas para odontologia (sendo uma nova) e farmácia, além da construção de nova sala de procedimentos para enfermagem, almoxarifado específicos para farmácia e a construção de mais dois DMLs para o armazenamento correto dos produtos e ferramentas de limpeza.
“Essa é mais uma UBS para a Zona Norte, nossa meta é reformar todas as unidades da cidade e estamos nessa caminhada, quase todas já foram reformadas”, falou Fernando Machado, secretário da Saúde de Osasco.
As obras foram realizadas com recursos da iniciativa privada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Educacional Nove de Julho (Uninove). “Anos atrás abrimos as portas para que alunos da instituição de ensino do curso de medicina fizessem a residência médica no Hospital Antônio Giglio. Então, não tem um centavo de dinheiro público investido aqui e quem disser que enviou recursos ou emendas está mentindo”, ressaltou o prefeito Rogério Lins na ocasião.