No sábado o prefeito Rogério Lins anunciou que o Pronto-Socorro Osmar Mesquita, no Jardim Helena Maria, zona Norte de Osasco, não tinha mais nenhum paciente internado com Covid-19. No mesmo dia ele informou que o PS ficará fechado por alguns meses para receber obras de reforma e ampliação.
Já na tribuna da Câmara Municipal de Osasco, na terça-feira (10), Lins afirmou que a proposta é deixar o PS como unidade modelo para a região. “Vamos transformar o Osmar Mesquita num PS que vai virar referência regional. Vamos acabar com uma marca que existe, já há bons anos, que são pessoas da extremidade da nossa cidade procurarem as cidades vizinhas para receberem atendimento de urgência e emergência. Podemos sim ter um equipamento com bastante estrutura para acolher com carinho os moradores da nossa cidade”.
Ele ainda citou como exemplo o Pronto-Socorro da zona Sul do município. “Assim como hoje temos um alto índice de avaliação no PS do Santo Antônio, que tem resultados de exames laboratoriais em uma hora e na própria unidade, nós vamos transformar o Osmar Mesquita”.
Esse será o segundo PS reestruturado pela prefeitura em 2021. No começo deste ano, o PS do Santo Antônio, que fica na avenida João de Andrade, passou por uma ampla reforma que incluiu troca de pisos, portas e janelas, revisão elétrica e hidráulica, readequação de ambientes e nova pintura. A revitalização contemplou áreas de coleta de exames, salas de internação e medicação, banheiros, de enfermaria, de administração, de higienização, almoxarifado de medicamentos, recepção e áreas externas.
Conforme o último boletim informativo da prefeitura, divulgado no dia 2 de agosto, a cidade estava com 54.203 casos confirmados de Covid-19, 51.562 pessoas curadas e 2.441 óbitos pela doença, sendo 1.272 em Osasco e 1.169 moradores que morreram em outros municípios.