Começou a tramitar na Câmara Municipal de Osasco o Projeto de Decreto Legislativo nº 16/2025 que concede ao pentacampeão Cafu o Título de Cidadão Osasquense.
De acordo com o vereador Rodolfo Cara (Podemos), autor da proposta, a homenagem “reconhece a brilhante trajetória do atleta, sua contribuição inestimável ao esporte brasileiro e internacional, bem como o seu notável comprometimento com causas sociais por intermédio da Fundação Cafu e de ações beneficentes realizadas em Osasco e região”.
Durante sua passagem pelo São Paulo, conquistou dois títulos da Libertadores da América (1992 e 1993), dois títulos do Mundial Interclubes (1992 e 1993), dois Campeonatos Paulistas (1991 e 1992) e um Campeonato Brasileiro (1991). No total, foram dez conquistas em cinco anos no clube.
Já na seleção brasileira, Cafu estreou em 1990 numa partida amistosa contra a Espanha. Cafu foi pentacampeão na Copa do Mundo, em 2002, após a seleção brasileira derrotar a Alemanha por 2 a 0.
Além da carreira no futebol, Cafu participa de ações sociais em Osasco e cidades da região. Em 2024, promoveu o Jogo do Bem no Estádio do Rochdale, em Osasco, evento que reuniu ex-jogadores, artistas e convidados.
“Cafu não é apenas um campeão em campo, mas também fora dele. Sua vida é urna verdadeira inspiração de resiliência, solidariedade e superação. Ele continua a fazer a diferença na vida de milhares de pessoas, honrando suas raízes e provando que é possível transformar o mundo através do esporte e da educação”, finalizou Cara no projeto.
Em Barueri, o ex-jogador também recebeu a mesma honraria concedida pelo vereador Allan Miranda. Só que não foi sequer receber o título.