23 de novembro de 2024 07:48

Vice-presidente da Câmara quer proibir moto-táxis em Carapicuíba
Bandido vaza pelo vão da grade após furtar casa no Rochdale
Ladrões roubam caminhão e fazem motorista e ajudante reféns
Caminhão capota na Castelo e bandido fica preso nas ferragens
Júri condena a 70 anos homem que assassinou a sogra e tentou matar sogro, cunhado e ex-namorada
Cotia é cotada para receber casal de pandas da China

23 de novembro de 2024 07:48

Vice-presidente da Câmara quer proibir moto-táxis em Carapicuíba
Bandido vaza pelo vão da grade após furtar casa no Rochdale
Ladrões roubam caminhão e fazem motorista e ajudante reféns
Caminhão capota na Castelo e bandido fica preso nas ferragens
Júri condena a 70 anos homem que assassinou a sogra e tentou matar sogro, cunhado e ex-namorada
Cotia é cotada para receber casal de pandas da China

Vereador Carmônio sugere volta do rodízio de veículos em Osasco

Foto: Robson Cotait

Graciela Zabotto     -
22 de agosto de 2024

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Osasco, realizada nesta quinta-feira (22), o vereador Carmônio Bastos (Podemos), presidente do Legislativo, sugeriu a volta do rodízio de veículos em Osasco.

A cidade implantou o sistema de restrição de circulação de carros alguns anos após ele entrar em vigor na Capital, em 1997. Não durou muito e foi suspenso. Já em São Paulo permanece até hoje.

O rodízio que chegou a ser implantado em Osasco foi semelhante ao de São Paulo que adotou a medida para reduzir o tráfego, melhorar a mobilidade urbana e, principalmente, diminuir a poluição.

O debate na Câmara de Osasco surgiu justamente porque os vereadores usaram a tribuna para debater o alto índice de poluição no município.

A medição diária feita pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) mostrou que Osasco atingiu, no dia 16 de agosto, o pior nível de qualidade do ar na Grande São Paulo. Apenas Cubatão, na Baixada Santista, chegou ao mesmo índice — muito ruim — de poluição no estado.

Na Capital, o rodízio tem sido uma tentativa eficaz de gerenciar o fluxo de veículos durante os horários de pico, de segunda-feira a sexta-feira, excluindo feriados, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

O sistema baseia-se no último dígito numérico da placa do veículo para determinar o dia em que ele não pode circular nas áreas designadas durante os horários específicos.