A Câmara de Mairinque aprovou um requerimento que pede ao Ministério da Saúde informações sobre a possibilidade de oferecer pelo SUS medicamentos usados no tratamento da obesidade. A proposta é do vereador Paulo Marrom e foi aprovada durante a sessão de terça-feira (4).
O documento questiona se a tirzepatida, princípio ativo de medicamentos usados para emagrecimento e controle de doenças associadas à obesidade, pode ser incluída na rede pública. O vereador também quer saber quais são os critérios usados pelo governo para decidir quais medicamentos passam a ser oferecidos pelo SUS.
O requerimento ainda pergunta se existem estudos ou programas para fornecer o medicamento de forma gratuita a pessoas de baixa renda que tenham indicação médica.
Além disso, a Câmara quer informações sobre quais tratamentos contra a obesidade já estão disponíveis na rede pública e se há planos para ampliar o atendimento e o acesso a novos medicamentos.