O vereador Ralfi Silva (Republicanos) reivindicou na tribuna da Câmara Municipal que o Hospital Veterinário Público de Osasco ofereça também os exames de tomografia e ressonância magnética. Segundo ele, esses exames são caros e muitos moradores não têm condições de pagar.
“Você vai fazer uma tomografia num cachorro ou num gato e esse exame não custa menos que R$ 2 mil; em uma ressonância não se paga menos de R$ 2,5 mil. Têm casos que, assim como nos humanos, são necessários esses exames. E aqui em Osasco só temos uma clínica particular que faz esses exames de tomografia e ressonância magnética. É um sonho nosso que a gente consiga trazer [esses exames] para o Hospital Veterinário Público de Osasco e que ele seja o primeiro hospital público veterinário do Brasil a ter tomografia e ressonância magnética”, comentou o parlamentar.
O assunto surgiu durante a votação da Moção de Apoio nº 101/2023, apresentada por Ralfi à deputada federal Renata Abreu, pelo Projeto de Lei que a parlamentar apresentou em Brasília para que os gastos veterinários sejam deduzidos da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física. A Moção de Apoio foi aprovada pelos vereadores.