10 de julho de 2025 01:04

Jovem com CNH e documento da moto em dia corre da GCM sem motivo e quase morre na fuga
Homem preso em Osasco por tentativa de sequestro a Moro é do PCC, planejou assaltar Banco e roubou um avião pagador
Fábio Teruel propõe “Lei do Abate” para drones que ameacem voos e a vida de passageiros
Você viu isso? Bode ataca pessoas e risca carros em Carapicuíba
PM ocupa favelas na Zona Norte para prender bandido que atropelou PM durante perseguição
Pedra fratura rosto de passageira e PM pede que população denuncie ataques pelo 190

10 de julho de 2025 01:04

Jovem com CNH e documento da moto em dia corre da GCM sem motivo e quase morre na fuga
Homem preso em Osasco por tentativa de sequestro a Moro é do PCC, planejou assaltar Banco e roubou um avião pagador
Fábio Teruel propõe “Lei do Abate” para drones que ameacem voos e a vida de passageiros
Você viu isso? Bode ataca pessoas e risca carros em Carapicuíba
PM ocupa favelas na Zona Norte para prender bandido que atropelou PM durante perseguição
Pedra fratura rosto de passageira e PM pede que população denuncie ataques pelo 190

ViaMobilidade quer levar Linha 9-Esmeralda até Barueri

Divulgação

Da redação     -
24 de janeiro de 2025

A ViaMobilidade estuda a possibilidade de estender a Linha 9-Esmeralda em dois trechos: de Osasco até Barueri e um outro ramal até Água Branca ou Barra Funda.

O objetivo, segundo o diretor da ViaMobilidade nas Linhas 8 e 9, André Costa, é otimizar a integração entre as Linhas 8 e 9. A nova extensão e o novo ramal devem aumentar o número de conexões na malha metroferroviária e reduzir o intervalo entre os trens nos trechos atendidos.

O modelo planejado seria em bifurcação, ou “Y”, com trens que partem de Varginha, alternando entre os destinos Barueri e Água Branca ou Barra Funda.

Para viabilizar o projeto, será necessário construir um novo viaduto que conectará a estação Ceasa da Linha 9-Esmeralda à estação Imperatriz Leopoldina da Linha 8-Diamante.

De acordo com André Costa, o projeto funcional já foi concluído, e agora será elaborado um estudo de viabilidade, com duração estimada de 18 meses. As análises vão determinar se a Linha 9 vai parar em Água Branca ou Barra Funda.

Após a conclusão do estudo, será necessária a aprovação do poder concedente, que é o Governo do Estado. Com o início das obras, a previsão é de 36 meses para a conclusão das intervenções.

Os investimentos previstos são de aproximadamente R$ 480 milhões.