O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará em Barueri neste sábado (17), a partir das 10h, na Praça das Artes, para falar sobre as políticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, segundo o prefeito Rubens Furlan (PSB), “distinguir o que é verdade e o que é fake news”. Alckmin estará acompanhado de Márcio França (PSB), ministro dos Portos e Aeroportos e ex-governador de São Paulo.
Furlan será o “caçula” neste encontro de lideranças do PSB. Ele ingressou recentemente ao partido a convite de Alckmin de quem é amigo pessoal e com quem mantém boa relação política desde que Alckmin era governador de São Paulo. Furlan e Alckmin dividiram o ninho tucano por muitos anos. No ano passado, Alckmin se filiou ao PSB e foi indicado a vice na chapa de Lula. A movimentação no tabuleiro, levou Furlan a também debandar do PSDB e ingressar no PSB. E mais que isso, Furlan foi o único prefeito da região Oeste da Grande São Paulo a declarar seu voto em Lula no primeiro turno. Os demais mantiveram suas imagens desvinculadas de Lula, ou do então presidente Jair Bolsonaro. Os que aderiram a alguma campanha o fizeram de modo discreto já que as pesquisas indicavam uma disputa acirrada.
Furlan é um nome que agrega muito ao PSB por ser prefeito em sexto mandato e ter aprovação de mais de 80% dos moradores de Barueri. Assim como Alckmin somou à candidatura de Lula e trouxe votos para o presidente atraindo a ala mais conservadora que não se indentifica muito com o PT e menos ainda com a extrema-direita de Bolsonaro.
O local escolhido por Furlan para receber Alckmin e Márcio França foi a Praça das Artes, um espaço inaugurado em outubro do ano passado que se constitui em um complexo cultural com projeto arquitetônico arrojado e assinado por Ruy Othake (1938-2021), uma das principais referências da arquitetura no Brasil e no mundo. Com 22 mil metros quadrados, o local conta com três pavimentos e um teatro com 950 lugares e equipamentos de última geração, além de sala multimídia, espaço de leitura, seis salas para palestras e 283 vagas de estacionamento. Por mês o espaço recebe 25 mil pessoas.