O vídeo mostrando um suposta “farm views” descoberta pela Polícia Civil em uma cidade na Grande São Paulo não é real. A Secretaria de Segurança de São Paulo negou ter registrado qualquer ocorrência com as informações apresentadas nos posts enganosos.
O vídeo mostra os policiais invadindo um imóvel com diversas fileiras de celulares conectados a cabos USB. As legendas das publicações alegam que o registro seria uma “fazenda de celulares”, ou (“farm views” em inglês).
Há versões que alegam que o deputado estadual Nikolas Ferreira (PL) teria sido identificado como o proprietário do local. O vídeo está disponível no Facebook, Instagram, X, TikTok e Threads, com mais de 1 milhão de visualizações.
O termo “fazenda de celulares” se refere a fábricas de cliques (click farms), que são locais ou ambientes virtuais em que celulares são usados para criar falsas interações nas redes sociais, como bots que curtem, comentam e clicam em posts de forma automática.
Essas “farm de views” envolvem combinação de métodos, incluindo pessoas reais e automação (bots, que podem usar IA), para gerar visualizações, curtidas e engajamento falsos.
Aliadas ao uso de Inteligência Artificial é possível gerenciar milhares de contas falsas simultaneamente e imitar comportamentos de usuários reais de maneira mais sofisticada, dificultando a detecção por parte das plataformas.