A Prefeitura de Barueri está construindo um conjunto residencial destinado a pessoas com 60 anos ou mais no Jardim Paulista, na região do Votupoca. O projeto, chamado de “Vila dos Idosos”, terá 16 casas e foi criado como uma opção de moradia para a população idosa.
As obras são realizadas pelas Secretarias de Obras e de Habitação em um terreno de 2.700 metros quadrados. Segundo a Prefeitura, a proposta leva em conta o déficit habitacional e as dificuldades enfrentadas por pessoas com mais de 60 anos.
Cada casa terá 48 metros quadrados, com dois dormitórios, banheiro, área de serviço e sala e cozinha integradas. Todas as unidades serão térreas e não terão escadas.
Três das 16 casas serão adaptadas para pessoas com deficiência. O projeto também prevê ambientes com circulação acessível, além de ventilação e iluminação natural.
A área comum terá uma praça de convivência, com bancos, iluminação e espaço para circulação dos moradores. A instalação dos equipamentos dependerá da viabilidade técnica e das diretrizes previstas no projeto.
De acordo com a Prefeitura, a previsão é entregar as casas em novembro. Os moradores serão definidos por sorteio entre as pessoas cadastradas no programa de aluguel social da Secretaria de Habitação de Barueri (Sehab).