Desde o último dia 23 de agosto o treinador José Roberto Guimarães comanda o treinamento de 14 jogadoras que se preparam no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), para a disputa do Campeonato Sul-Americano feminino que será realizado de 15 a 20 de setembro, na Colômbia.
Nesta convocação o treinador não conta com jogadoras nem do Vôlei Osasco e nem do Vôlei Barueri. Por Osasco a líbero Camila Brait anunciou a sua aposentadoria da Seleção, enquanto a oposta Tandara aguarda o seu julgamento no caso de antidoping que a afastou da reta final da Olimpíada de Tóquio.
No entanto, o grupo conta com jogadoras que até recentemente estiveram nos clubes da região, como a levantadora Roberta e as centrais Bia e Mayany, ex-Osasco e a líbero Nyeme, ex-Barueri. Completam a lista a levantadora Macris, as opostas Rosamaria e Lorenne, as ponteiras Gabi, Natália, Ana Cristina e Kasiely, as centrais Carol Gattaz e Carol e a líbero Natinha.
Recentemente em entrevista ao Podcast “Na Rede com Nalbert”, no site Glooesporte.com, o treinador admitiu que existe “grandes possibilidades” de ele permanecer à frente do comando da do Brasil no ciclo olímpico visando Paris em 2024, adiando assim a sua aposentadoria da Seleção.
Nesta temporada, a seleção feminina conquistou a medalha de prata nos Jogos de Tóquio e na Liga das Nações. O Brasil buscará o 22º título sul-americano. Na última edição da competição, em 2019, o Brasil foi campeão invicto e na decisão superou a Colômbia por 3 sets a 0. O campeão e o vice garantirão vaga no Mundial adulto de 2022 que será disputado na Holanda e na Polônia.