Novo espaço de equoterapia em Osasco vai atender 250 crianças

 Novo espaço de equoterapia em Osasco vai atender 250 crianças

Fotos: Marcelo Deck

A prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Educação, entregou no sábado, 19, o novo espaço de Equoterapia, no Parque Chico Mendes, durante as comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

“É com imensa alegria que entregamos um novo espaço de acolhimento para crianças e adolescentes, que terão mais qualidade de vida. Aqui é um local abençoado e conta com excelentes profissionais. Gostaria de agradecer às famílias pela paciência porque tivemos que interromper os serviços para voltar com um trabalho ainda melhor”, destacou o prefeito Rogério Lins.

Com a reforma, o espaço foi ampliado e ganhou mais duas baias de cavalos, aumentando a capacidade de atendimento. Agora, o serviço conta com oito cavalos e poderá atender até 250 alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino, conforme indicação escolar. Antes da reforma, o atendimento a cerca de 70 alunos era feito com cinco cavalos.

A Equoterapia é um serviço complementar à educação e visa apoiar a aprendizagem e a participação no âmbito escolar de crianças regularmente matriculadas na rede municipal de ensino que apresentem encefalopatia crônica não progressiva (paralisia cerebral); síndromes neurológicas; traumatismo cranioencefálico; acidente vascular encefálico; distúrbios de aprendizagem, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);  Transtorno Opositor Desafiador (TOD); distúrbios comportamentais e deficiência intelectual.

O tratamento é gratuito, individualizado e inclusivo, realizado no contraturno das aulas regulares, durante todo o ano letivo.

As sessões acontecem uma vez por semana, com trinta minutos de duração, e são feitas exclusivamente com cavalo, que é o único animal com movimento tridimensional que se assemelha à marcha humana e contribui com o equilíbrio, postura e coordenação motora, além de trazer inúmeros benefícios também na parte pedagógica do estudante.

A indicação para o serviço de Equoterapia é feita pelos gestores das unidades educacionais à equipe interdisciplinar da Assessoria Inclusiva da Secretaria, que faz contato com os familiares para orientação e esclarecimentos sobre o programa terapêutico e educacional, pois a presença de um responsável é indispensável nas sessões.

Da Redação