Oeste Barueri estreia na Série D do Brasileiro contra o Paraná

 Oeste Barueri estreia na Série D do Brasileiro contra o Paraná

Foto: Caio Henrique

Uma semana após perder o acesso para Série A1 nos pênaltis, o Oeste vira a chave e passa a concentrar suas forças no Campeonato Brasileiro da Série D, a quarta divisão nacional. O rubro-negro estreia no domingo, 16, às 16 horas, contra o Paraná Clube na Arena Barueri.

O Oeste vai jogar a Série D depois de 11 anos. A última participação foi em 2011, ainda quando tinha sede na cidade de Itápolis. Em 2012 foi campeão da Série C e, em 2013, iniciou uma sequência de oito anos consecutivos na Série B do Brasileiro.

O clube de Barueri retorna para a última divisão depois de duas performances muito ruins em 2020 e 2021. Há dois anos o rubro-negro fez a pior campanha entre os 20 participantes na Série B e foi rebaixado com várias rodadas de antecedência. Naquele torneio disputou 38 partidas com sete vitórias, oito empates e 23 derrotas.

Em 2021 foi ainda pior. Vindo de uma Série A2 estadual em que teve apenas um resultado negativo e foi eliminado na semifinal, o Oeste fez uma Série C muito abaixo do esperado. Nas 18 rodadas, ganhou apenas uma partida, empatou em quatro oportunidades e somou 13 derrotas. O rebaixamento para a Série D foi consolidado novamente com antecedência.

Na semana passada, o Oeste foi eliminado da Série A2 Paulista pelo São Bento de Sorocaba e desperdiçou a chance de retornar à elite do estadual pelo segundo ano seguido. Uma semana depois, a expectativa para a Série D é uma incógnita. A equipe faz parte do Grupo A07 junto com o Paraná Clube, Cianorte/PR, Nova Iguaçu/RJ, Pérolas Negras/RJ, Portuguesa/RJ e os paulistas Santo André e São Bernardo FC, o algoz na A2 do ano passado.

Da Redação