Oeste enfrenta líder de grupo na série mata-mata

 Oeste enfrenta líder de grupo na série mata-mata

Foto: Caio Henrique

Depois da heroica classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, a CBF definiu datas e horários dos jogos do Oeste contra o Caxias/RS. O duelo começa no próximo domingo (24), na Arena Barueri, às 16 horas e a partida de volta será realizada no sábado, dia 30, às 15 horas no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

O rubro-negro de Barueri ficou em quarto lugar no Grupo A7 e se garantiu entre os 32 melhores por ter um gol pró a mais do que o Nova Iguaçu/RJ. Nos 14 jogos, o Oeste venceu cinco vezes, empatou outras cinco e foi derrotado em quatro oportunidades. Nas primeiras dez partidas o clube somou apenas dez pontos e ocupava a penúltima colocação da chave. A vaga veio com uma performance muito boa na reta final e os mesmos dez pontos conquistados nos últimos quatro jogos, com direito a uma sequência de três vitórias seguidas, algo que não acontecia em campeonatos nacionais desde outubro de 2017.

O Caxias foi o primeiro colocado do Grupo A8 com oito vitórias, três empates e três derrotas, somando 27 pontos na quinta melhor campanha entre os 64 participantes do torneio. Em 2021, chegaram perto do acesso para a Série C, mas foram eliminados pelo ABC de Natal no confronto decisivo. Na história, Oeste e Caxias se enfrentaram duas vezes na época em que o Rubrão ainda tinha sede em Itápolis. Foi na Série D de 2012 e o time do Sul obteve dois triunfos: por 2×1 em São Paulo e 3×2 em casa.

De 2011 a 2021, o Oeste enfrentou sete clubes do Rio Grande do Sul nas Séries B, C e D. O clube de Barueri venceu seis vezes e foi derrotado outras nove, além de 11 empates. Também marcou 29 gols e sofreu 34.

Da Redação