Osasco contrata 30 vagas em hotéis para moradores de rua

 Osasco contrata 30 vagas em hotéis para moradores de rua

(Divulgação)

A partir do próximo dia 15, moradores de rua de Osasco poderão passar as noites frias em quartos de hotel contratado pela prefeitura.

Ação faz parte da Operação Inverno. Serão oferecidos 30 leitos que ficarão disponíveis até o dia 15 de setembro, quando termina a Operação.

No ano passado, o atendimento emergencial para pernoite em hotel da cidade durante o inverno acolheu 71 pessoas, de 30/4 a 30/10.

Além dessas vagas Osasco conta com três Centros de Acolhida voltados à população em situação de rua, sendo uma unidade masculina com capacidade para 60 pessoas e uma unidade para mulheres e famílias com capacidade para 50 pessoas, ambas no Rochdale. A terceira unidade é masculina e fica no Centro, com capacidade para 30 pessoas.

“Nesses espaços, o acolhimento é realizado a partir das 16 horas. Primeiramente entram na unidade aqueles que já possuem vaga fixa. Em seguida, aqueles que solicitam pernoite. São observados idosos, pessoas com deficiência ou problema momentâneo de saúde para prioridade de acesso às vagas”, explicou a prefeitura.

Durante o período da Operação Inverno equipes da Secretaria da Assistência Social realizam abordagens nas ruas e entregam roupas para aqueles que não aceitam o acolhimento. As abordagens acontecem sempre que a temperatura fica igual ou abaixo a 13 graus.

Graciela Zabotto