Osasco deve vacinar 10 mil crianças com deficiência ou comorbidades

 Osasco deve vacinar 10 mil crianças com deficiência ou comorbidades

Divulgação

Em Osasco, a vacinação contra Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos (comorbidades e deficiência) começou no domingo, 16, com incentivos a mais. É que, além da primeira dose, a garotada recebeu da prefeitura um “certificado de coragem” e livros de literatura infantil, que integram a campanha “Vacina no braço, livro na mão” de incentivo à leitura.

Cerca de 700 crianças foram imunizadas no primeiro dia da campanha, segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município. Expectativa é vacinar cerca de 3.500 crianças somente na primeira semana.

O público estimado da primeira etapa é de cerca de 10 mil crianças entre 5 e 11 anos com alguma deficiência ou comorbidades. A cidade tem cerca de 61 mil crianças nessa faixa etária.

A Secretaria da Saúde da prefeitura de Osasco decidiu manter a vacinação dos pequeninos exclusivamente nos postos dos shoppings União (Avenida dos Autonomistas, 1400, Vila Yara) e SuperShopping (Avenida dos Autonomistas, 1828, Industrial Autonomistas), das 14h às 21h, inclusive sábados e domingos, mediante agendamento na Central 156.

Os dois locais foram ambientados de forma especial para receber a garotada, que também pôde se divertir com a presença de personagens fantasiados de super-heróis e princesas. Por isso, a partir dessa segunda-feira, 17, os dois shoppings passam a atender apenas o público infantil (5 a 11 anos, comorbidades e deficiência).

No dia agendado é preciso comprovar a comorbidade através de laudo, receita, exame ou prescrição médica, e apresentar documento da criança (CPF ou Cartão SUS) e comprovante de endereço.

O prefeito Rogério Lins e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Aline Lins, acompanharam o primeiro dia de vacinação da garotada. “É muito emocionante ver esse início de vacinação de nossas crianças. A ideia foi proporcionar um momento alegre para elas e mostrar a importância da vacina. Além do certificado, iniciamos a campanha ‘Vacina no braço, livro na mão’, como incentivo à leitura. Unimos tudo isso para dar um apoio maior às famílias nesse momento tão importante”, disse o prefeito.

Os pais devem ficar atentos às exigências para vacinar os filhos nos shoppings. Primeiro é preciso fazer o cadastro no site https://www.vacinaja.sp.gov.br/, pois agiliza o atendimento. Em seguida, agendar horário na Central 156, ou no 3651-7080, ou pelo app 156 Osasco. Confira no final desse texto a lista de comorbidades.

VACINAÇÃO DE ADULTOS
Osasco continua com a vacinação de primeira e segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais e dose de reforço para pessoas a partir dos 18 que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. Esse público está sendo vacinado nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos dois Centros de Atenção ao Idoso (Km 18 e Presidente Altino) e no Osasco Plaza Shopping (Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81, Centro), das 14h às 21h, inclusive sábados e domingos. Para mais informações acesse: https://saude.osasco.sp.gov.br/

Comorbidades
Devem ser imunizadas crianças com as seguintes comorbidades:

Anemia falciforme, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas, Cirrose hepática, Cor pulmonale e hipertensão pulmonar, Diabetes mellitus, Doença cerebrovascular, Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, Hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo, HIV, Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), Insuficiência cardíaca, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Obesidade mórbida, Pneumopatias Graves, Próteses valvares – Dispositivos cardíacos implantados, Síndrome de Down, Síndromes coronarianas, Talassemia, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Valvopatias.

Da Redação