Osasco não terá carnaval ou bloco de rua

 Osasco não terá carnaval ou bloco de rua

Divulgação

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou que a cidade não terá carnaval ou desfile de blocos de rua organizados pela Secretaria da Cultura. “Não terá carnaval e nem blocos de rua financiados com dinheiro público. Deus abençoe nossa cidade”, afirmou.

O motivo da não realização das festividades seria o fato do Brasil ainda enfrentar uma pandemia de coronavírus, inclusive com novas variantes; e o surto de gripe causado pelo vírus Influenza A, principalmente pela sua variante H3N2.

No último dia 4, segundo a Secretaria da Saúde do Estado, um balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CEV) apontou o primeiro caso da variante Ômicron confirmado em Osasco. São 86 casos da Ômicron em todo o Estado de São Paulo, todos com resultado de sequenciamento genético e investigação epidemiológica.

Segundo reportagem publicada no jornal Estadão, no total, 69 são na capital, que já confirmou transmissão comunitária. Há um caso confirmado nas cidades de Santos, Porto Feliz, Guarulhos, Limeira, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Mirassol e Piracicaba. Já no interior há três casos em Araraquara e três em Franca, e dois em Pradópolis.

Conforme a Secretaria, a Ômicron, assim como Alfa, Beta, Gama e Delta, são classificadas como “variantes de atenção” pelas autoridades sanitárias devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção, por exemplo.

Graciela Zabotto