Osasco vai receber vacina da Pfizer contra Covid

 Osasco vai receber vacina da Pfizer contra Covid

A cidade de Osasco foi escolhida para receber vacinas da Pfizer contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Lins (Podemos) em suas redes sociais, na noite deste sábado (5). “Osasco está entre as primeiras cidades do Brasil que receberão vacinas da Pfizer”, publicou.

Segundo Lins, as equipes da Saúde iniciam, já nesta semana, o treinamento para aplicação do imunizante. Ao Diário, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que ainda não há data prevista para a entrega dos imunizantes na cidade. Quanto ao número de doses que serão destinadas a comunicação também avisou que não tem esse número exato e que será divulgado assim que for definido.

Na primeira quinzena de maio, a Secretaria da Saúde recebeu um freezer laboratorial capaz de armazenar os imunizantes contra a Covid-19 produzidos pela farmacêutica norte-americana. O novo freezer, que tem capacidade para até 280 litros, pode operar com a temperaturas entre 0ºC a -30ºC. As doses da vacina da Pfizer, segundo dados da Anvisa, precisam ser armazenadas em temperaturas entre -25ºC e -15ºC.

Por enquanto, a campanha de imunização acontece com as vacinas Coronavac, do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac; e Oxford/Astrazeneca. No último fim de semana a prefeitura organizou mais uma edição do drive-thru da vacinação, dessa vez para atender moradores com comorbidades maiores de 18 anos.

De acordo com o Vacinômetro, ferramenta disponível no site do governo estadual, o município já aplicou 228.578 doses da vacina contra a Covid, sendo 156.290 pessoas com a primeira dose e 72.288 que já receberam a segunda. No total, entre Coronavac e Oxford/AstraZeneca, Osasco já recebeu 293.339 doses de imunizantes. Os dados do Vacinômetro foram atualizados às 14h47 desta segunda-feira (7).

Da Redação