Parque da Aldeia deve ganhar restaurante e lojas de artesanato

 Parque da Aldeia deve ganhar restaurante e lojas de artesanato

Divulgação

Em visita à cidade de Carapicuíba nesta terça-feira, 18, o governador João Doria assinou a autorização para o desenvolvimento da modelagem física, econômica e financeira visando a permissão de uso do Parque Aldeia de Carapicuíba.

A ação será desenvolvida por meio de um convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado para impulsionar, fomentar e desenvolver o turismo por meio da qualificação, inovação e preservação dos ativos históricos.

O convênio garantirá a aplicação das melhores práticas e ideias inovadoras que possam ser divulgadas e implementadas, visando a utilização sustentável de ativos de alto potencial turístico e o aumento do emprego e renda.

Os resultados devem ser apresentados ainda no primeiro semestre, com o detalhamento dos novos serviços que serão agregados à Aldeia, respeitadas as suas características de patrimônio histórico. Serão estudadas intervenções como restaurantes, lojas de artesanato e espaço para pequenos eventos, visando futura permissão de uso.

A Aldeia de Carapicuíba é a única entre as 12 fundadas pelo Padre José de Anchieta, no século XVI, para catequizar os índios. Oficialmente a fundação teria sido em 12 de outubro de 1580. O conjunto foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1940.

Da Redação