Prefeito quer 3 mil câmeras de segurança em Osasco

 Prefeito quer 3 mil câmeras de segurança em Osasco

(Divulgação)

Hoje a cidade de Osasco conta com 305 câmeras de segurança que são monitoradas pelo Centro de Operações Integradas (COI), mas pode ter esse número ampliado significativamente. Durante live transmitida em sua rede social, na noite de quinta-feira (22), o prefeito Rogério Lins anunciou que deseja chegar à marca de 3 mil câmeras de segurança, transformando a cidade em uma verdadeira smart city.

“Temos meta ousada e alcançável: chegarmos a 3 mil câmeras de segurança. Saltaremos de 300 para três mil. Queremos fazer Osasco uma smart city, a cidade mais monitorada da região metropolitana”.

A expectativa é de que, com isso, os criminosos se sintam intimidados em agir no município. “Vamos deixar de ser a cidade que um dia foi considerada capital do crime e vamos nos projetar para ser modelo de segurança pública”, completou o prefeito.

Essas novas câmeras também devem ser integradas ao COI, central onde ruas e avenidas são monitoradas com imagens em diversas telas. Do Centro de Operações Integradas as equipes também podem operar os semáforos para atrasá-los ou adiantá-los em caso de acidentes.

Não é apenas Osasco que deve ganhar mais câmeras. Em Itapevi, o prefeito Igor Soares anunciou que, caso seja reeleito, vai implantar mais 780 novas câmeras de monitoramento que serão integradas ao COI (Centro de Operações de Itapevi). A proposta é que, com as novas câmeras, escolas, Unidades Básicas de Saúde, praças de esportes e demais espaços públicos sejam supervisionados 24 horas por dia, sete dias da semana.

Graciela Zabotto