Prefeitura começa a enviar carnês e IPTU pode ser pago via PIX

 Prefeitura começa a enviar carnês e IPTU pode ser pago via PIX

Foto Caio Henrique

A prefeitura de Osasco começou a enviar às residências o carnê anual do IPTU de 2022. O tributo, que pode ser pago em parcela única ou em até 10 vezes, é calculado a partir de uma fórmula que avalia a área, localização, valor do imóvel e aplica-se uma alíquota (valor percentual) de 1,1% sobre o valor da casa ou prédio e de 2% sobre o valor do terreno, se estiver vago. O valor do imóvel varia conforme a região e o padrão construtivo.

Segundo a administração municipal, embora esses valores estejam congelados desde 2005, as regras instituídas para o IPTU da cidade seguem o Código Tributário Municipal e a atualização pela inflação segue os mesmos parâmetros desde 2001, quando foi instituída a Unidade Fiscal do Município (UFMO).

Desde então, há a correção anual automática que aplica o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medidor oficial da inflação no Brasil (acumulado de 12 meses). No período apurado para 2022, o índice foi de 10,5%.

Como pagar o IPTU?

O carnê pode ser pago em cota única, com desconto, ou em 10 parcelas mensais. Também é possível emitir as parcelas pela internet, com os dados cadastrais do imóvel.

O munícipe pode cadastrar em débito automático, evitando acréscimos, no caso de esquecimento. O pagamento também pode ser feito via Pix. Basta scanear o QRcode da parcela desejada.

Da Redação