Prefeitura já iniciou trâmite para hospital veterinário funcionar 24h

Transformar o Hospital Veterinário Público de Osasco em 24 horas foi uma promessa de campanha do prefeito Rogério Lins. Ao Diário, ele afirmou que a prefeitura está trabalhando no trâmite burocrático para que isso aconteça.

“A gente está fazendo uma adequação de projeto. A contratação da Anclivepa foi para um turno. Para fazer 24 horas não cabe aditamento. Tem que fazer toda uma tramitação jurídica interna ainda e readequação orçamentária. Não existe hospital veterinário público 24 horas no Brasil. O nosso vai ser o primeiro e ao longo do mandato vamos colocar em prática”, afirmou em entrevista ao Diário.

Levantamento divulgado pela prefeitura em maio deste ano apontou que, em 2020, a busca por cirurgias gerais no Hospital Veterinário Público da Zona Norte (Parque Mazzei) aumentou 77%. Foram 2.255 no ano passado contra 1.272 no ano anterior. Já a procura por consultas médicas teve um aumento de cerca de 10,5%. No ano passado a unidade realizou 11.852 consultas de clínica médica – em 2019 foram 10.721.

Além do hospital do Parque Mazzei, a cidade também tem a unidade “Manchinha”, no Pet Parque (Jardim Wilson, zona Sul), que em fevereiro deste ano também completou dois anos, e atende apenas casos de baixa complexidade.

As duas unidades do Hospital Veterinário oferecem consultas gratuitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e são administradas pela Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), sob supervisão do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

As consultas na unidade da Zona Norte são feitas ou por encaminhamento do Hospital Veterinário “Manchinha” ou diretamente no local. O sistema de atendimento nos dois hospitais é feito por meio de distribuição de senhas, a partir das 7h.

A unidade da zona Norte está situada na Avenida Lourenço Belloli, 1.480 (Parque Mazzei), e a unidade Sul na Avenida Franz Voegeli, 930 (Jardim Wilson). Outras informações pelo telefone (11) 2829-6220.

Graciela Zabotto