• 18/09/2021

Projeto pede semáforos em amarelo piscante durante a madrugada em Itapevi

 Projeto pede semáforos em amarelo piscante durante a madrugada em Itapevi

Divulgação

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Itapevi o projeto de lei 82/2021 que determina que os semáforos da cidade funcionem apenas no modo amarelo piscante entre às 0h e às 5h. O pl ainda determina que o limite de velocidade, durante esse período, deverá ser de 30km.

Na justificativa, o vereador doutor Lucas (DEM), autor da proposta, ressaltou o índice de violência no país e enfatizou que a espera em um sinal vermelho no período noturno expõe motoristas e motociclistas ao risco. “O tempo de espera exigido semáforo [no sinal vermelho] na madrugada pode trazer risco à segurança do condutor e passageiros. Assaltos e até mesmo sequestros podem acontecer em muitos locais considerados de risco”, explicou.

O parlamentar ainda destacou que avançar o sinal vermelho é infração gravíssima, independentemente do horário do dia. “No entanto, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, o horário noturno tem a maior incidência e roubos, os chamados crimes violentos contra o patrimônio. O que nos faz afirmar que o problema é inerente a todos os municípios brasileiros”, comentou.

A medida de segurança por meio da sinalização semafórica durante a madrugada já adotada em várias cidades do país. Na região, Carapicuíba e Osasco mantêm o sinal amarelo piscante. O PL foi encaminhado para análise na Comissão de Justiça e Redação (CJR). Recebendo parecer favorável, o projeto será pautado para votação em plenário. Caso aprovado, ele será encaminhado para sanção ou veto do prefeito.