• 17/01/2021

Projeto que torna Parnaíba Município de Interesse Turístico é aprovado pela CCJ

 Projeto que torna Parnaíba Município de Interesse Turístico é aprovado pela CCJ

Apresentado em 2019 pelo deputado Cezar (PSDB), o Projeto de Lei nº 356, que classifica Santana de Parnaíba Município de Interesse Turístico (MIT), foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Agora aguarda votação na Comissão de Atividades Econômicas, segunda e última antes de ser pautado para votação em plenário. A proposta é fazer com que a cidade tenha reconhecido os seus atrativos turísticos como potencial natural, patrimônio histórico e tradição em celebrações religiosas que endossam a sua vocação turística.

As cidades que possuem o título de Estância ou MIT recebem verba do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) para investir na cidade e gerar emprego e renda por meio do turismo. O recurso está disponível para cada estância e MIT no orçamento do Estado todos os anos. Atualmente, o Estado de São Paulo tem 140 MITs.

“Sigo lutando para que neste ano de 2021 a propositura seja aprovada na Casa de Leis. O objetivo é que façam justiça ao município de Santana de Parnaíba que tem inúmeros pontos turísticos e tradicionais festas populares que, anualmente, atraem milhares de turistas de diversas localidades”, disse Cezar. Para defender o projeto o deputado também já participou de audiências com o secretário de Estado de Turismo, Vinicius Lummertz, juntamente com o então prefeito de Parnaíba, Elvis Cezar, em busca de investimentos e programas do Governo do Estado para incrementar o turismo no município.

“O secretário Lummertz está empenhado em valorizar as cidades que trabalham para desenvolver o turismo e Santana de Parnaíba está entre as que mais se empenham para ampliar os projetos na área de turismo e possibilitar o aumento de sua arrecadação e gerar empregos, resultando em mais desenvolvimento econômico para o município e região”, explicou Cezar.

“Berço dos Bandeirantes”, Santana de Parnaíba está localizada na Região Metropolitana da Grande São Paulo e interliga as Rodovias Estaduais Anhanguera e Castello Branco. É detentora do maior núcleo urbano em taipa, tombado em 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e foi fundada em 1580.