• 14/06/2021

“Renata Abreu é nossa Merkel e deveria ser candidata a presidente da República em 2022”

 “Renata Abreu é nossa Merkel e deveria ser candidata a presidente da República em 2022”

Reprodução/Facebook

O prefeito de São Roque, Guto Issa, declarou ontem, em entrevista ao Diário da Região, que a deputada federal Renata Abreu deveria ser o nome do Podemos para a disputa à presidência da República.

“Eu gostaria muito e já falei isso pra ela. A Renata é a nossa Angela Merkel. Ela tem despontado como a mulher mais influente do Brasil. Acho que no futuro, a deputada tem que assumir essa missão e se candidatar e ser presidente do país”, disse o prefeito. A chanceler alemã Angela Merkel é considerada a mulher mais influente da União Européia.

Renata Abreu, atualmente, é a presidente nacional do Podemos e deputada federal por São Paulo desde 2015, quando foi eleita com 86.647 votos. Na eleição de 2018, foi reeleita com 161.239 votos. Na região Oeste da Grande São Paulo, além da prefeitura de São Roque, o partido também reelegeu Igor Soares, em Itapevi, com 98% dos votos válidos e sendo o prefeito mais bem votado do país. O partido também reelegeu Rogério Lins em Osasco, cidade que tem o 8º PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e é a 2ª maior economia do estado, dentre outras prefeituras de importância no cenário estadual e nacional.  

A sugestão de Renata colocaria no tabuleiro o nome de uma mulher ao lado de dois políticos de peso na disputa, Jair Bolsonaro e Lula. O atual presidente, Bolsonaro, tem um eleitorado cativo e deve iniciar a corrida à reeleição com apoio de quase 30% da população. Já o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva deve volta com tudo e tem grandes chances de acabar com o reinado bolsonarista. Pesquisas preliminares apontam Lula como o favorito ao cargo. Renata Abreu chegou a cogitar o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, para candidato do Podemos mas, até agora, nenhum movimento demonstra que Moro seja o escolhido. O ex-juiz está em “stand by”.