Rua entre Mercadão e Ceneart vai ser transformada em “L gastronômico 24h”

Em entrevista ao Diário da Região, Éder B2, secretário de Planejamento e Gestão, disse que a prefeitura estuda a criação de um “L gastronômico” entre o Mercado Municipal de Osasco e a escola Ceneart.

O projeto está incluso no programa de revitalização do Centro.

O objetivo será criar vida cultural que funcione, inclusive no período noturno, com espaço de artes focado na gastronomia.

Neste “L” de ruas serão colocados ombrelones e parklets. Inicialmente, a proposta é funcionar 24h.

A segurança no local, segundo Éder B2, deve ser particular com gestão compartilhada com a prefeitura.

O secretário calcula que esse projeto deva ser iniciado no final do ano.

Outra proposta que visa criar lazer noturno é a cobertura do Calçadão que também deve passar a funcionar 24h e nos mesmo moldes do “L gastronômico”, com entretenimento, comida e bebidas.

Para reduzir risco de assaltos na região, a prefeitura irá instalar câmeras com reconhecimento facial no Calçadão.

Assim como no “L gastronômico”, não está descartada no Calçadão a presença de segurança particular a ser contratada com apoio da iniciativa privada. A Aceo (Associação Comercial e Empresarial de Osasco) tem participado de todas as articulações. Local está em obras e recebe cobertura.

As câmeras de identificação facial no Calçadão serão as primeiras do gênero em Osasco. Elas visualizam o rosto do cidadão e colocam na rede de dados para identificação pelo sistema de inteligência virtual.

Todas as barras laterais, da estrutura da cobertura, já estão aptas para receber wi-fi e câmeras de monitoramento, explicou o secretário. Ao todo serão 50 câmeras.

Graciela Zabotto