Símbolo do autismo em ônibus e comércios de Osasco segue para sanção do prefeito

 Símbolo do autismo em ônibus e comércios de Osasco segue para sanção do prefeito

Fotos Ricardo Migliorini / CMO

Os vereadores osasquenses aprovaram em segunda discussão, durante sessão ordinária desta terça-feira, 19, o Projeto de Lei 162/2019, que dispõe sobre a inserção do símbolo mundial do autismo nos estabelecimentos públicos e privados, bem como meios de transporte que prestam atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista.

O projeto é de autoria do vereador Josias da Juco (PSD) e foi aprovado com 14 votos favoráveis e seis ausências. Na primeira votação, que aconteceu na semana passada, foram 19 votos favoráveis. O PL agora seguiu para sanção ou veto do prefeito Rogério Lins (Podemos).

Objetivo é que o símbolo ofereça mais agilidade no atendimento às pessoas com autismo e familiares. “Que a gente possa ter nos comércios, nos shoppings, nos supermercados esse símbolo para mostrar para as pessoas que eles têm que ser respeitados”, disse Josias.

Ele ainda defende que dar visibilidade ao símbolo do autismo – que ainda é pouco conhecido do público em geral – irá facilitar o atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista. “Hoje você entra nos ônibus e tem símbolo do idoso, do deficiente, mas não tem esse símbolo, que vai regulamentar o direito dessas pessoas”, acrescentou.

Graciela Zabotto