TCE encontra até fezes de pombo em duas escolas de Cotia

 TCE encontra até fezes de pombo em duas escolas de Cotia

Foto: TCE-SP

A fiscalização surpresa do TCE foi realizada no dia 28 de abril para vistoriar se adequações e falhas apontadas, em novembro de 2021, tinham sido corrigidas.

Reportagem de Neto Rossi, do portal Cotia e Cia, aponta que ação envolveu um corpo técnico de 502 agentes da fiscalização.

Eles realizaram a vistoria simultânea de 485 unidades de ensino – 345 escolas municipais e 140 estaduais – distribuídas em 348 municípios do Estado, incluindo a Capital, com escolas sob a responsabilidade do Governo Estadual e dos municípios.

Na unidade de Cotia foram encontrados portões descascados, campainhas quebradas; teto e parede com bolor; reformas incompletas e fezes de pombos espalhadas pela quadra.

Essas foram algumas irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo nas escolas municipais Rosa Augusta de Moraes, no bairro Mirante da Mata e prefeito Ivo Mário Isaac Pires, em Caucaia do Alto.

Cotia e Cia teve acesso aos relatórios das duas unidades nesta sexta-feira (6).

Na Escola Municipal Prefeito Ivo Mário Isaac Pires foram encontradas 36 irregularidades. Falta até papel higiênico, pratos e talheres para merenda. Há goteiras na escolas, dentre outras coisas.

Já na EM Rosa Augusta de Moreira, no Mirante da Mata, a fiscalização constatou 12 irregularidades. O relatório diz também que teto e paredes da escola estavam com bolor e que um dos vasos sanitários estava interditado no banheiro masculino. Salas de aula novas tem infiltração e ainda foram furtadas duas TVs da escola.

Cotia e Cia procurou a Secretaria da Educação de Cotia que se limitou a dizer que as questões apontadas são apenas relacionadas à manutenção. (Texto Rossi Neto)

Da Redação