Três baleias jubarte são avistadas em praia do litoral de SP; VÍDEO

 Três baleias jubarte são avistadas em praia do litoral de SP; VÍDEO

Divulgação

Três baleias jubarte foram avistadas próximo ao Farol da Moela, na altura de Guarujá, no litoral de São Paulo, no início da tarde desta quinta-feira (24). A aparição encantou funcionários da Fundação Florestal, que passavam pelo local em uma embarcação e gravaram as baleias (veja vídeo acima).

Em nota, a Fundação Florestal informou que esse é o quarto ano consecutivo em que as baleias são registradas de volta à região, e que observou-se um aumento no número destes animais nos últimos dois anos. De acordo com a fundação, a espécie normalmente se aproxima das embarcações e permite que seja fotografada de vários ângulos em suas demonstrações para os observadores de baleias.

Segundo o biólogo marinho Eric Comin, é normal a aparição da espécie nesta época. De acordo com o especialista, a população de baleias jubarte cresceu bastante nos últimos anos. “São cerca de 20 mil baleias jubarte que migram nesta época do ano. Elas saem da Antártida e vêm para a região da Bahia, por uma questão de reprodução”, diz.

De acordo com o biólogo, nesta época de inverno, na região polar, o gelo aumenta mais e há escassez de alimento. “Então, muitos animais migram e vêm para águas mais quentes, para se reproduzir. Nossa região pertence a uma rota migratória desses animais, que vão até Abrolhos e a Praia do Forte, na Bahia, para terem os filhotes e poderem amamentar. Elas aproveitam um mar mais calmo e uma água mais quente para poder fazer tudo isso”, finaliza. (g1.globo.com)

Da Redação