“Uma Praça das Artes eleva o patamar de uma cidade”, diz Furlan

O prefeito de Barueri vistoriou as obras da Praça das Artes, um verdadeiro complexo cultural dedicado à música, dança, artes visuais e exposições construído à beira da rodovia Castelo Branco.

A proposta é de que o espaço seja parada certa de grandes espetáculos nacionais e até internacionais. “Eu penso em Barueri como uma cidade grande. Grande mesmo, e que seja destaque em nosso estado e no Brasil. A Praça das Artes será um marco cultural pra nossa gente. Além do desenvolvimento das crianças, o projeto magnífico feito pelo renomado Ruy Ohtake vai colocar Barueri no centro das atenções quando o assunto é cultura”, declarou Rubens Fulan.

“Uma das coisas que eu aprendi é que a mão que faz errado pode fazer certo. Por aqui passarão 10 mil jovens adolescentes nos cursos de música, dança, circo, tudo o que é ligado à arte. A hora que abrir isso daqui Beto, aí eu quero ver, isso valoriza a cidade. Isso põe a cidade num patamar tão alto”, disse ao seu vice, Beto Piteri, que acompanhou a visita pelo complexo cultural.

Praça das Artes

O complexo cultural está localizado na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, no Jardim dos Camargos, e vai oferecer cursos a mais de 10 mil alunos em diversas categorias culturais.

O prédio terá infraestrutura sustentável no que se refere à água e energia, pavimento térreo, mezanino e mais quatro pavimentos distribuídos em um terreno de 12.098,28m² com área construída de 20.807,41 m².

O novo teatro de Barueri ficará agregado à Praça das Artes e terá 1000 lugares, dois palcos para ensaios, fosso para orquestra de 50 músicos, iluminação acústica e som de última geração.

O projeto contará também com duas salas de aula de teatro, seis salas de aula para dança, 12 para oficinas de artes visuais e plástica, oficinas de cenários e de figurinos; 16 salas de aula para música (futuro Conservatório de Barueri) e oficinas de artesanato.

O local contará com espaços multiculturais, onde ficará a sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Além da Pinacoteca e do Espaço Criança, com brinquedos interativos, abrigará a biblioteca de artes, área midiática e saguão de exposições para mostras.

Da Redação