Vereador de Osasco diz que está faltando dentistas nas UBS

 Vereador de Osasco diz que está faltando dentistas nas UBS

Foto Caio Henrique

Nesta terça-feira (31), durante sessão da Câmara Municipal de Osasco, o vereador Michel Figueredo (Patriota) pediu à Secretaria da Saúde que amplie o número de profissionais dentistas nas Unidades Básicas.

“O elenco está curto em todas as áreas que tenho visitado. E todos [os profissionais] acabam se multiplicando. Estamos visitando as unidades e percebendo que está faltando dentista. Aproveito essa moção para deixar registrado para a Secretaria da Saúde a importância da Saúde bucal. Precisamos intensificar e suprir essa demanda”, alertou o vereador.

“Quantas vezes a gente vê uma fila na porta do consultório da dentista, que está sozinha ali atendendo, e gente com dor implorando para acrescentar seu nome na lista de atendimento, como se ela tivesse esse poder”, relatou.

O pedido aconteceu na tribuna durante votação da moção de congratulação nº 341/2021 apresentado pelo vereador à doutora Denise de Lima Paratela, cirurgiã dentista da UBS Santa Maria Goretti. “É uma unidade que funciona das 7h às 20h, que tem uma demanda muito grande e só tem uma dentista. É ela quem está segurando as pontas ali. Não tem outro elogio a não ser gigante. Em nome dela quero agradecer a todos os dentistas da cidade que fazem esse trabalho gigante”.

Ainda na tribuna o vereador voltou a falar sobre a padronização do atendimento nas UBS e citou como exemplo a presença de dentistas nas unidades. Segundo ele, uma UBS que funciona das 7h às 20h deve ter três dentistas; já as que funcionam das 7h às 16h deve contar com, pelo menos, dois profissionais.

“Isso não vai suprir toda demanda, mas vai mostrar que a cidade se preocupa com o preventivo porque o que preconiza o SUS é a questão do preventivo. Uma amostra que a saúde precisa apresentar aos munícipes é a saúde bucal. Quem entende dessa área sabe que 50% dos problemas de saúde começam na boca, então a saúde bucal é fundamental”, completou.

Graciela Zabotto