Vereador quer em Carapicuíba vacinação em massa como em Serrana

 Vereador quer em Carapicuíba vacinação em massa como em Serrana

Os vereadores de Carapicuíba aprovaram durante sessão ordinária de terça-feira (15) o requerimento 63/2021, de autoria do vereador professor Ladenilson, que pede à prefeitura que verifique, junto ao governo do estado, a possibilidade de realizar no município vacinação em massa como a que foi feita na cidade paulista de Serrana.

Entre março e abril, cerca de 27 mil moradores com mais de 18 anos completaram o ciclo de imunização com as duas doses da vacina do Butantan. Com 95% dos habitantes protegidos pela Coronavac, a pesquisa científica inédita mostrou quedas de 95% em mortes, 86% de internações e 80% em casos sintomáticos de Covid-19 na cidade da região de Ribeirão Preto.

No documento protocolado na Casa Ladenilson questiona João Doria, governador do estado; Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde, e Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan. “É possível desenvolver em Carapicuíba um programa de imunização como foi feito na cidade de Serrana com o objetivo de contar a disseminação do coronavírus?”.

Em sua justificativa, o vereador ressaltou que Carapicuíba não tem leitos de UTI próprios e que os leitos contratados afetam de forma drástica as contas da prefeitura. “Nossos cidadãos utilizam a rede estadual da Saúde, através do Sistema CROS, e que devido a pandemia causada pela Covid-19 a prefeitura contratou 15 leitos de UTI e 50 de enfermaria na rede privada, onerando drasticamente os cofres públicos”.

Graciela Zabotto