Vereador quer Outubro Rosa Pet em Osasco

 Vereador quer Outubro Rosa Pet em Osasco

Foto: Ricardo Migliorini/CMO

Tramita na Câmara Municipal de Osasco o projeto de lei 123/2021, de autoria do vereador Joel Nunes (Republicanos), que institui no calendário oficial do município a campanha Outubro Rosa Pet. Segundo ele, o objetivo é conscientizar os tutores sobre a prevenção e o tratamento de câncer de mama em fêmeas das espécies caninas e felinas.

“O câncer de mama é o tipo que mais atinge cadelas e gatas, sendo um problema de grande ocorrência nas clínicas veterinárias de pequenos animais. O tumor é identificado facilmente através de nódulos nas glândulas mamárias, por isso a importância do exame preventivo nas glândulas mamárias dos pets. O exame de palpação nas cadeias mamárias, muitas vezes não são suficientes, recomenda-se uma avaliação do médico veterinário para uma avaliação clínica completa e análise para diagnóstico e tratamento”, explicou Joel Nunes.

Dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) apontam que cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem tumores mamários, sendo que 85% apresentam tumores maligno.

Como ações e atividades durante o Outubro Rosa Pet o parlamentar sugere divulgação, debates e conscientização sobre a importância da identificação precoce do câncer de mama nos pets e realização de simpósios, conferências, palestras, exposições, atividades que chamem a atenção da comunidade quanto à necessidade de conhecimento e formas de prevenção da doença.

Graciela Zabotto